terça-feira, 20 de setembro de 2011

A Candidatura de Fernando Gomes


Com a confirmação da candidatura de Fernando Gomes confirmada via Comunicado, são agora três os concorrentes à presidência da Federação Portuguesa de Futebol (Soares Franco e António Sequeira completam o trio).

Confesso que, até este momento, me identifico com o modo de estar e de agir do actual presidente da Liga. Não é fácil, nos tempos que correm no futebol português, conseguir a quase unanimidade (senão mesmo, uma "total" unanimidade) junto de todos os intervenientes do nosso futebol.

Contudo, e sem querer colocar a pessoa de Fernando Gomes em causa, e muito menos a sua seriedade e propósitos, surgem algumas questões que se me colocam. Algumas, para já, são pertinentes. Podem deixar de o ser, mas de momento ainda o são.

  • Desde logo questiono a sua anterior candidatura à presidência da Liga:Quando ao tempo se candidatou a Presidente da Liga, que tinha em mente? O desenvolvimento dos objectivos por ele propostos para a Liga Portuguesa de Futebol Profissional, ou, a subida para um patamar muito desejado mas nunca evidenciado por ele, a presidência da FPF?


Continuando a não duvidar da idoneidade de Fernando Gomes, outras questões se levantam relativamente a possíveis conflitos de interesse que possam resultar desta sua candidatura:

  • Será compatível o cargo presidente da Liga, e ao mesmo tempo candidato à FPF, sabendo-se de antemão que Fernando Gomes realizará algumas "operações de charme" junto dos (múltiplos) órgãos com poder de voto, e junto de clubes influentes, alguns deles que competem na Liga... a que preside?

  • Caso Fernando Gomes não renuncie à presidência da Liga, e caso perca as eleições do próximo dia 10 de Dezembro, irá ocupar o cargo de vice-presidente da FPF da lista que vencer, pelo simples facto de ser o presidente da LigaIrá dar o seu melhor em torno do projecto vencedor...que não o seu e contra o qual se candidatou?

Concluo citando o actual presidente da Liga, Fernando Gomes, que, aquando da sua tomada de posse naquele órgão, disse:

"A pressa é inimiga da perfeição e o pior que podemos fazer é dar passos em falso, fazendo crescer a tal ilusão de liberdade."

Será que pela boca morre(u) o peixe?

2 comentários:

trickshot disse...

É um ponto de vista diferente. No entanto, perante a pessoa em causa, e a sua seriedade, não posso concordar com qq tipo de obstaculo.

Cumprimentos e boa sorte para o blog

ctadeu disse...

Concordo com a sua leitura sobre a candidatura de Fernando Gomes, no entanto, pese embora algumas situações que enumerou no seu artigo que também são polémicas, julgo que é a melhor e a mais bem posicionada para ganhar, tem experiência na área e um bom perfil para o cargo.
Cumprs.