sexta-feira, 4 de novembro de 2011

O Elo Mais Fraco?

O FC Porto não está bem. Diz a maioria. Como culpado, elege-se Vitor Pereira. Será justo? Não terá havido demasiadas situações mal resolvidas, inclusivé a sua própria escolha como treinador principal?

O FC Porto vinha de uma época esplendorosa. Além dos títulos conquistados, os azuis-e-brancos apenas perderam 4 jogos oficiais durante toda a época (Benfica, Taça de Portugal; Nacional, Taça da Liga; Sevilha e Valência - Liga Europa), sendo que apenas o desaire frente ao Nacional fez com que a equipa não conquistasse o troféu em causa. Foram 58 jogos, 49 vitórias, 5 empates e 4 derrotas. Com a saída compreensível de André Villas-Boas, criou-se um vazio difícil de preencher, tendo a escolha recaído sobre Vitor Pereira, anterior adjunto de AVB. O Presidente do FC Porto "jogou" com a velocidade de resposta, como forma de deixar parecer que a saída do agora treinador do Chelsea já estaria programada e apalavrada. A meu ver, Pinto da Costa, reagiu, em vez de agir. Considerou que mais valia uma resposta pronta, mas de risco, que uma não-resposta.

Após uma época de sucesso, tal como as de Mourinho, o problema da sucessão de treinador, para a maioria, voltou a não ter sido bem resolvida. Mas vejamos. Em primeiro lugar, Vitor Pereira tem a competência que tem, ponto. Quem o contratou sabia o que estava a contratar, já o conhecia. Logo ele não pode ser culpado, por falta de competência. O próprio clube é que deve ser responsabilizado, caso o actual treinador não vingue. Além disso, o sucesso não assenta somente na competência, embora no FC Porto, dada a sua excelente organização, por vezes isso seja suficiente. O facto de Vitor Pereira ter reentrado como treinador adjunto, podia desde logo ter inviabilizado a escolha deste como sucessor de AVB, por uma questão de estatuto, ou falta dele, perante os jogadores.

Se noutras épocas o FC Porto entendeu que haveria lugar a uma revolução, com a venda dos principais activos, após um ano de sucesso, assim não o fez nesta época. Arriscou-se uma boa prestação na Champions League (ainda é possível o apuramento). Foram muitos os casos "mal resolvidos", com jogadores a manifestarem desejo de sair, e posteriormente, a serem reintegrados no plantel como se nada se tivesse passado. Álvaro Pereira terá sido o caso mais gritante, com uma transferência que aparentemente foi dada como certa, tendo falhado a participação na Supertaça Europeia, o que pode ter sido uma das razões para a não-conquista deste troféu. Fernando também deu, e continua a dar, problemas, entre outros...

No entanto, e na minha opinião, a principal razão para o FC Porto aparentemente estar mais fraco, está na saída de Falcao, que não foi devidamente colmatada. Assim, Varela e Hulk parecem estar a desvalorizar. O facto de não haver Falcao obrigou os alas do Porto a ser mais individualistas, facto em que Varela, inerente às suas características, não se sente tão à vontade. Já o ADN de Hulk, "admite" este estilo de jogo mas as coisas não tem saído bem, consequência da aleatoriedade deste tipo de jogo. Kleber até pode vir a ser substituto do colombiano, mas para já não está suficientemente enraizado nas manobras da equipa. Até se Kleber, por hipótese, tiver sucesso na próxima época, continuo com a opinião de que a saída de Falcao foi mal preparada, pois, como vem sendo hábito no clube, a solução para determinada contrariedade está dentro do plantel.

É inegável que a equipa do FC Porto está menos "ligada" que a época anterior, menos pressionante e menos esclarecida. No entanto, atribuir culpas exclusivamente a Vitor Pereira parece-me errado. Até porque até, ao momento, o treinador do FC Porto, ganhou a Supertaça Portuguesa, mantém a serie invicta de 48 jogos para o campeonato e depende apenas de si para passar à próxima fase da Champions.

2 comentários:

Anónimo disse...

É ficar com a mesma sensação de quando fomos representados pelo Antonio Oliveira à frente da seleção... O erro foi de quem o escolheu! Acredito que ele tenha tentado fazer o melhor que sabe.... mas sabia tão pouco!
Cagido

Maique Teizann disse...

O Porto está fraquinho (e ainda bem) porque ainda não percebeu que tem que mudar de tatica! pela vez de jogar SEMPRE em 4-3-3, já que este ano não consegue, deve jogar 4-2-3-1, no qual o trinco fernando é substituído pelo Kleber que passava a jogar nº10, isto porque, já que o fernando não está com vontade de jogar (mas também não acrescenta mt ao jogo deles, recebe do Fucile e mete no Rolando, recebe do Alváro Pereira e mete no Fucile... só joga para atras e para o Lado).

Para mim o Kléber é um jogador com grande potencial que faz me lembrar o Káká, que deve andar solto à frente dos médios e se tiver fixo na frente é um despedício! La na frente pode ficar o Walter para puxar os defesas.


Mas a verdade é esta: o Porto está numa péssima fase... mas infelizmente tem os mesmos pontos que o Benfica! E se o Benfica continua na champions e o Porto vai para a Taça Uefa... o Porto vai ganhar vantagem porque o JJesus vai ter pouco tempo para poupar jogadores!