terça-feira, 4 de outubro de 2011

Danny "BOSMAN" Mwanga

Terramoto à vista! Os clubes europeus, na expectativa, esfregam as mãos de contentes. Com a recusa da MLS em pagar os direitos de formação do atleta Danny Mwanga ao seu clube de origem no Congo, o FC Gedeon, pode abrir-se uma excepção à lei relativa aos direitos de formação.

Passo a explicar. Danny Mwanga, nascido em Kinshasa, Congo, a 17 de Julho de 1991, jogou no FC Gedeon, segundo dirigentes deste clube, enquanto jovem. Foi para os Estados Unidos em 2006. Diz-se que o pai dele era conselheiro do antigo ditador Mobutu Sese Seko, e, por isso, teve de ir viver com a avó. Já nos EUA, voltou a jogar futebol, e chamou à atenção pelo facto de ter sido a 1ª escolha no draft (sistema de "sorteio" de jogadores) de 2010. Assinou um contrato profissional com o Philadelphia Union. Ora, o clube americano, segundo a legislação da FIFA em vigor, deve pagar um valor relativo à formação do atleta, num total de 105 mil euros. Este tipo de processos no futebol europeu é resolvido naturalmente e sem qualquer tipo de problemas, no entanto, nos EUA, a MLS recusa-se a pagar a compensação devida, alegando que uma norma interna no seu regulamento não obriga ao pagamento de tal verba. Assim sendo, pode verificar-se um terramoto com consequências inimagináveis em que os principais visados seriam os clubes ditos pequenos, por norma também eles agentes de formação de jovens jogadores.

Caso a FIFA abra este precedente, prevê-se uma reacção enérgica por parte dos clubes europeus, desejando tratamento semelhante. É um novo mar que se abre... 

2 comentários:

Miguel José do Al-Ahly disse...

Só tenho uma coisa a dizer:

ESCREVER UM LIVRO!

Gonça disse...

Um escândalo.
Na Rússia também contratam jogadores através de clubes de divisões inferiores (estes clubes não pagam direitos a clubes de divisões acima), jogadores que depois são emprestados a clubes da 1ª Divisão.
Isto ouvi na transmissão dos Sub-21 Rússia vs Portugal.
Abraço