sexta-feira, 7 de outubro de 2011

FIFA e COI: que relação?

Os Jogos Olímpicos são, indubitavelmente, o certame desportivo mais apetecível para qualquer desportista. Pierre de Coubertin imaginou os Jogos Olímpicos (JO) com atletas amadores. Tinha as suas ideias. A evolução dos JO contribuiu decisivamente para a profissionalização dos praticantes e, como tal, passou a permitir atletas com esse estatuto.

A importância e a tradição que os JO têm ultrapassa qualquer desporto, qualquer atleta. No entanto, há dois desportos (provavelmente haverá mais) em que as suas próprias competições são mais valorizadas por parte dos seus atletas do que os JO. Falo do futebol e do ténis. O ténis encontra-se organizado de uma forma diferente. Não há um Campeonato do Mundo convencional, como no futebol, mas sim um ranking individual  actualizado semanalmente, em que o ponto alto das carreiras dos atletas é chegar a nº1 ou vencer uns quantos torneios do Grand Slam. A própria competição de selecções do ténis, a Taça Davis, perdeu a importância que noutros tempos tinha, em detrimento dos milhões de dollars dos Grand Slam's. 

Creio que no futebol, entre os seus mais altos praticantes, a partir de determinada altura deixou de existir uma cultura olímpica que tornasse esta competição num objectivo de carreira para os praticantes da modalidade, embora o futebol faça parte dos JO desde 1900, II edição.  Anteriormente a formação das equipas nacionais para participar nesta competição era livre, sem limitações. Até que em 1932 (em 1930 houve o I Campeonato do Mundo de Futebol) houve a imposição de apenas participarem atletas amadores, que perdurou até aos JO de 1980. Nas duas edições seguintes experimentou-se aceitar apenas atletas que não tivessem participado em Campeonatos do Mundo, sendo que desde 1992 até aos últimos Jogos somente atletas sub 23 (com 3 excepções). Como é óbvio estas sucessivas experiências de diversas imposições de limitações cheira a FIFA, que desta forma evita dividir o palco (e os lucros) com outra competição. 

Sendo os JO a glória máxima de um atleta e de um país, o que leva o COI a aceitar as limitações sucessivas dos participantes (com o dedo da FIFA), sendo que, parece-me óbvio, perde financeiramente com isso? Que tipo de cedências tem vindo a fazer a FIFA, para conseguir o formato da competição?

3 comentários:

Anónimo disse...

Rui Santos,

Só hoje tomei conhecimento do teu blog.

Bons posts Tito, ganhaste um seguidor assíduo.

Parabéns!

Abraço
Cunha

Tito Rosado disse...

És grande Cunha!

Abraço

Gonça disse...

Futebol nos Jogos Olímpicos não tem interesse nenhum, é tipo a Carlsberg Cup.
Sub-23 com 3 jogadores mais velhos (tipo Meira e Boa Morte).
Assim mais vale vermos Tiro com Arco ou Natação.